Vestibular, PSS, Sisu? Entenda todas as formas de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria

Vestibular, PSS, Sisu? Entenda todas as formas de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Nathália Schneider

No último fim de semana, o Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) voltou a movimentar Santa Maria. Mais de 10 mil alunos, conforme dados atualizados pela instituição nesta terça-feira (16), fizeram as provas, que ocorreram em dois dias, no sábado (13) e no domingo (14). Para quem ficou de fora do processo seletivo, existem outras possibilidades de ingresso na instituição.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Até 2023 o acesso à UFSM ocorria apenas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio das notas do Exame Nacional do Ensio Médio (Enem). Porém, com a aprovação do retorno do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS), as 5 mil vagas disponibilizadas a cada ano para o Ensino Superior passam a ser distribuídas entre os diferentes processos seletivos.

Em 2024 e 2025, a principal forma de ingresso na UFSM seguirá via Sisu, com 70% das vagas. Pelo vestibular, serão selecionados os 30% restantes. A partir de 2026, com a aplicação das três provas, o PSS terá 40% das vagas, o vestibular, 30%, e o Sisu, 30%. 

Formas de ingresso na UFSM 

  • Processo Seletivo Seriado (PSS)

Nesta modalidade de ingresso, o candidato é avaliado em três etapas por meio de provas aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio. As avaliações são elaboradas pela UFSM e abordam conteúdos multidisciplinares previstos em cada fase.

Em 2024, foi realizada a primeira etapa do processo seletivo para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, os quais deverão realizar as demais provas nos próximos dois anos, para ingresso em 2026.

Após a implementação completa, com a aplicação do PSS1, PSS2 e PSS3, o processo seletivo representará 40% do total de vagas anuais para os cursos de graduação na universidade.

  • Vestibular  

No Vestibular presencial o candidato realiza provas com questões de diferentes áreas do conhecimento que abordam os conteúdos previstos para os três anos do Ensino Médio. Na edição do Vestibular de Verão 2024, a avaliação foi composta por 86 questões de múltipla escolha e uma redação, em 3 provas divididas em dois dias.   

O ingresso por meio do Vestibular representa 30% do total de vagas anuais para os cursos de graduação.

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O acesso à UFSM pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa gerenciado pelo governo federal, se dá por meio da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, o requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a redação. 

A inscrição precisa ser feita no site do Sisu com a utilização do CPF e senha de inscrição no Enem. Depois, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Neste ano, o período de inscrição para o Sisu vai de 22 a 25 de janeiro. Pela primeira vez, o processo seletivo ocorrerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho. Serão distribuídas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino do país. Desde esta terça-feira (16), as notas do Enem 2023 podem ser acessadas pelos estudantes pela plataforma gov.br.

Atualmente, essa forma representa 70% do total das vagas anuais da UFSM.

  • Vagas complementares  

Após o processo de confirmação de vagas pelos selecionados no Vestibular e no Sisu, a UFSM lançará um Edital de Vagas Complementares com o objetivo de preencher os lugares que sobrarem. Este processo é destinado a pessoas que tenham realizado o Enem nos últimos cinco anos.

Mudanças a partir de 2026

As mudanças que começaram a ser implementadas gradualmente na UFSM desde 2023 com o retorno do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado, serão concluídas em 2026. Com a aplicação da terceira etapa do PSS, essa modalidade de ingresso representará 40% das vagas para os cursos de graduação. Já o Sisu e o Vestibular terão 30% das vagas cada. 

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Educação adia publicação de edital do Fies Anterior

Ministério da Educação adia publicação de edital do Fies

Nota do Enem é divulgada; saiba como consultar o resultado Próximo

Nota do Enem é divulgada; saiba como consultar o resultado

Educação